Município aposta na recolha de óleos usados
Apostando sempre numa política de sustentabilidade, o Município de Alcochete concluiu, recentemente, a instalação de novos contentores destinados à recolha de Óleos Alimentares Usados.
Esta iniciativa resulta de um protocolo de cooperação entre o Município e a Biogenoa com o principal objetivo de evitar que os óleos usados sejam depositados nos esgotos. Sempre que isso acontece, aumenta a probabilidade de surgirem problemas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais, prejudicando a qualidade da água e contribuindo para a poluição do ambiente.
A boa notícia é que estes óleos podem ganhar uma nova vida. Depois de recolhidos corretamente, podem ser transformados em biodiesel ou sabão. É aqui que entra a colaboração de todos. O processo é simples: depois de usar o óleo na confeção dos alimentos, deixe-o arrefecer, coloque-o numa garrafa de plástico bem fechada e deposite-a num dos contentores próprios para a recolha deste resíduo.
Contamos consigo nesta missão. Pequenos gestos no dia a dia ajudam a proteger o ambiente, a evitar desperdícios e a tornar o concelho mais sustentável.
Juntos continuamos a “Melhorar Alcochete”!
NOTA:
Os novos contentores estão distribuídos pelas três freguesias do concelho e foram colocados junto aos ecopontos nas seguintes artérias
- Alameda do Grupo Desportivo Alcochetense
- Lagoa do Láparo (Intermarché)
- Rua do Láparo (Lagoon Villas)
- Largo Almirante Gago Coutinho
- Largo Barão de Samora Correia
- Alameda Santa Maria de Sabonha
- Rua António Aleixo
- Rua da Constituição